Foto(s): Cassiano Lazarini/Comércio da Franca Data: 21/01/2011
Início de um novo ano é sempre uma boa hora para pensar em como garantir uma graninha extra. Já pensou em colocar em prática algum hobby que você tem para ter esse dinheiro reserva? Então, se inspire na história de Silvia Cunha Bartocci, uma francana de 27 anos formada em arquitetura, mas que se rendeu aos prazeres da culinária, mais especificamente aos sabores do cupcake, que são bolinhos individuais, inventados nos EUA na década 19, e feitos em formato que lembram uma caneca.
Fã de doces, há um ano Silvia resolveu testar uma receita de cupcakes. “Na primeira vez que tentei deu tudo errado, mas eu continuei insistindo. Passou duas semanas, minha cunhada ia fazer aniversário e escolheu o tema ‘Alice no País das Maravilhas’ para a festa. Esta ocasião pedia algo diferente. Dei a ideia de fazer cupcakes”, relembra Silvia. Era a prova de fogo que ela precisava para o hobby se tornar um empreendimento. E foi o que aconteceu. De lá pra cá, Silvia aperfeiçoou a técnica, realizou cursos técnicos em São Paulo e, consequentemente, vem conquistando os gostos mais exigentes de Franca. “Eu pesquiso muito também na internet. É preciso se adaptar sempre ao gosto do cliente”, explica.
Através do blog Sweet Cake (http://silviasweetcake.blogspot.com) Silvia divulga seu trabalho culinário. Ela conta que seus clientes têm pedido os cupcakes para diversas ocasiões como festas de casamento, jantares, aniversário (adulto ou infantil), inauguração ou aniversário de lojas, chá de bebê, despedidas de solteiro e até para presentear, devido ao trabalho personalizado e temático que é possível de se fazer em cada bolinho.
Para conciliar a agenda – ativa - de arquiteta, focada em projetos residenciais e comerciais, com a vida de culinarista, Silvia ganha reforço na cozinha. A sua mãe, a professora Regina Cunha Bartocci, 55, e a sua irmã, a dentista Marina Cunha Bartocci, 30, metem a mão na massa – e nos recheios - para darem contas dos pedidos que aumentam a cada dia. No início eram no máximo 80, agora ultrapassam as 400 unidades por mês em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Namorados e Natal. “Tem gente que acha que eu só faço isso. E tem gente que acha que eu só sou arquiteta. Então é muito legal quando a gente consegue conciliar uma profissão que ama e aliar a um hobby que ainda te garante uma graninha extra”, diz.
No cardápio dos cupcakes de Silvia o cliente pode escolher a massa que tem de baunilha, chocolate, banana com nozes, formigueiro e nozes; recheio de brigadeiro, Nutella, creme de limão, creme de Nozes e geléia de frutas e as coberturas que podem ser de Ganache de Chocolate ao leite ou branco, suspiro, cream cheese e pasta americana. E tem mais novidade: Silvia está desenvolvendo a receita do cupcake light e diet e pesquisa para inovar com os cupcakes destinados aos vegetarianos.
As encomendas devem ser feitas com uma semana de antecedência. O valor de cada unidade é a partir de R$ 3, variando conforme as opções de tamanho (pequeno, médio e grande) e diversos recheios e coberturas.
Ficou com água na boca? A culinarista passou a receita base para a massa que ela usa em seus cupcakes. O recheio e a cobertura ficam por conta da criatividade de cada um.
• Ingredientes da massa:
• 125g de farinha de trigo
• 125g de açúcar
• 125g de manteiga
• 2 ovos
• 1/2 colher de chá de baunilha
• 2 colheres de sopa de leite
• 1 colher de chá de fermento